2.5.19

Páscoa no Douro - Parte II

Chegámos ao Hotel já mesmo na hora de jantar.
E como fica bem lá no alto, a ideia de voltar a sair para ir jantar desmotivou, por isso optámos por comer no restaurante do Hotel.
Este hotel não a foi a primeira escolha, mas tinha no critério ter SPA e ser uma coisa como deve ser. Sendo um 5 estrelas estava com confiança nisso. Mas a coisa começa logo a descambar no restaurante. Comida muito fraquinha. Não pedimos nada de especial, um creme de abóbora com requeijão e uma salada de abacate e camarão.
O creme afinal é um caldo quase frio e o camarão é daquele bem piquinino, acabado de descongelar ali do saco do Pingo Doce. Mas os preços já roçam os valores de 5 estrelas.
O quarto é giro, a vista, embora sem rio, é soberba. Falham numas coisitas de pormenores, como os ladrilhos do duche a precisarem ali de uma dedicação com lixivia. Nada grave, mas se é um 5 estrelas... e depois tem roupão mas não tem chinelos...
Enfim, mas vamos dormir, que o dia seguinte começa cedo, e dorme-se bem!
É sábado e temos Cruzeiro marcado no Douro. Temos de estar no Cais da Régua às 7h45. Como o pequeno almoço só é servido às 7h30, pedimos um pequeno almoço especial. Deixam-nos comer no bar, servem iogurte, fruta, pão, fiambre e queijo. Podiam ter colocado uns croissants ou assim...mas vá ninguém saiu com fome.
Estamos a 10km da Régua e o caminho já é ele um vislumbre de passeio no Douro.
Afinal há pequeno almoço dentro do barco. Temos mesa marcada (pela organização) e será sempre a mesma para as restantes refeições (ainda há almoço e lanche).
Escolhi o Cruzeiro de um dia, vai da Régua até Barca d'Alva. É um dia bem passado, para descontrair. Para quem gosta de andar de barco está tudo bem, para quem não gosta assim tanto, um percurso mais curto, de meio dia chega. Recomendo levar entretenimento: livros, revistas, baralho de cartas. O percurso não pede que se vá sempre a ver as vistas. Passamos por aldeias, vinhas, três comportas e o clima brinda-nos com um sol bem bom. A comida servida a bordo não é brilhante, mas cumpre.
O regresso é que matou a cena. Chegamos ao destino final por volta das 15h30 e conseguimos estar na Régua às 21h :(. No cais de desembarque temos um autocarro (onde esperamos cerca de meia hora para entrar), depois temos uma viagem praí de 1h45 até ao Pocinho. Ficamos na estação de combóios a aguardar o nosso que vem daí a mais meia hora.
Entretanto há atrasos pelo caminho, paramos não se sabe porquê. A noite cai e nós ainda lá dentro já com o rabo quadrado. E é isso, lá pelas 21h chegamos. Estafados do regresso.
Ainda assim, recomendo vivamente o passeio de combóio, bem giro e uma excelente alternativa ao barco.
Esta noite jantamos no "A Tasquinha", dividimos uma espetada e rematamos com uma mousse de chocolate e um Tawny da casa, que é só assim o melhor casamento do século (a Megan e o Harry que me desculpem). A simpatia nortenha está aqui.