31.12.19

Aldeias de Xisto em 3 dias

Ora bem, então no mapa e olhando para a dispersão das aldeias, achei por bem escolher a zona da Lousã, porque me pareceu que dava para ver muita coisa em pouco tempo. Marquei kms no maps e tudo. Como ia com putos, planeei a coisa para que fosse passeio de manhã (aldeias, caminhadas, ar puro) e depois à tarde regresso ao alojamento e alapar na piscina.

Dia 1

Chegámos a meio de um domingo, instalámos e fomos conhecer a nossa aldeia: Gondramaz. Que é lindona, mas vê-se em 20 minutinhos muito intensos.
Diz que há um restaurante, mas nunca o apanhámos aberto e por isso, ficámos sujeitos à cafetaria, mas almoços e jantares estávamos pendurados. Portanto ou passávamos a vida a ir e vir da serra ou abastecíamos o frigorífico com umas coisitas. E assim fizemos, dois dos serões foram com comida em casa.
Gondramaz é lindona e compete mais diretamente com Talasnal, uma vez que são as mais habitadas e desenvolvidas. A ficar alojado em alguma das aldeias, seria uma destas.
Gondramaz visita-se rápido, nem é assim muito íngreme, por isso nem cansa. Está toda arranjadinha, tem um lavadouro very typical e à noite a iluminação dá-lhe o look medieval (que by the way, andava a ver o Game of Thrones por isso bateu certo). Até uma neblina cai sobre a aldeia, adensando o clima de mistério.


Dia 2

Arrancamos para desbravar as aldeias. Eu mais entusiasmada que os restantes, mas tudo bem.
No plano estava Talasnal e Cerdeira, mas vai que primeiro apareceu Casal Novo e eu mandei-me logo a 50 mil degraus a descer, que obviamente, não fui acompanhada pelos demais, e deu para regressar ao carro com os batimentos cardíacos ali a roçar nos 300 por minuto.

Daqui seguiu-se a aldeia Talasnal, que a bem dizer, elas são todas muito semelhantes na "arquitectura", mas depois umas estão mais turistadas que outras, e esta está mais turistada. Mais cuidada, com mais gente, com mais serviços.

Para último tínhamos Cerdeira, já andava tudo a bufar por todos os lados, foi uma visita rápida e regressámos à base, para aproveitar a piscina e o dolce fare niente no nosso barraco.

Dia 3
Então a ideia era fazer uma caminhada de 9km entre Comareira, Agra Nova, Agra Velha e Pena, mas.....
"ah, mas é tanto e está calor e mimimi, e vai-se de carro...e pronto não houve caminhada para ninguém. Fomos de carro a Comareira, passámos ao largo das Agras e Pena, que é nos confins, mais isolada que sei lá, foi o último ponto de paragem.
Na realidade não sei ao certo de se a caminhada é assim tão bonita de se fazer, mas enfim, para quem gosta...why not? levar água e boné.
Estas aldeias, e a de Pena sobretudo, deixam mesmo a pensar a grande tendência para a ermitagem que muita gente tem. É tudo tão isolado, longínquo, pouco acessível que dá que pensar, de todos os lugares do mundo para assentar arraiais, é mesmo ali que se optou por viver. Lindo. Mas não percebo.

Dia 4
Eu sei, o título diz 3 dias. Bom foram 3 noites e como são dois meios dias, dá os 3 ok?
No último dia, e porque quando fomos jantar ao Burgo, percebemos que ali na Praia Fluvial da N. Sra da Piedade havia um trilho de 6km, para me compensarem da não caminhada de 9km, a malta acedeu a fazer este percurso.
Dá para aproveitar a praia fluvial, mas apesar de não estar mau tempo, as temperaturas não estavam assim aquelas coisas...isso e porque a praia de manhã estava a abarrotar de colónias de férias. Mas a caminhada vale muito a pena, é bem bonita e só é pena ao fim de meio caminho desembocar no meio da Lousã, que, não desfazendo, mas prefiro a cena natureza.
Posto isto, já em modo regresso ainda "obriguei" a um desvio para ir ver a Fraga de S. Simão, que até agora, estou a aguar por não ter lá dado um mergulho. Vale muito a pena.

Parámos para almoçar em Tomar, ainda em modo pós Festa dos Tabuleiros.

A zona da Lousã pareceu-me ter muito potencial para explorar. Existem decerto recantos fora das citações online, que vale muito a pena perder uns dias na região a explorar. As aldeias não me dececionaram, antes pelo contrário, fico só com pena de não ter aproveitado mais caminhadas e mergulhos. Levem um carrinho jeitoso para estradas por vezes desafiantes!













































Sem comentários:

Enviar um comentário