23.8.16

Tour Andaluzia - Córdoba

Chegámos a Córdoba mesmo no picozinho do calor e aquilo até doía a respirar a fazer lembrar Las Vegas.
Do outro lado da estrada do hotel estava o Mercado (com bem menos opções que o de Sevilha) onde comemos algo rápido e viemos a correr para o hotel para não dar tempo de derretermos ao atravessar a estrada. Permitimo-nos uma sesta retemperadora até estar uma temperatura decente para passeio.
Pelas 19h saímos em direcção ao Bairro Judeu - Judería. Na realidade praticamente tudo o que conheci de Córdoba está dentro desta zona, mas é muito gira e vale a pena lá perder umas horas em busca das ruas, ruelas e dos becos (calleja) cheios de pormenores, cheios de flores, animação e bem procurado encontram-se ruas vazias e silenciosas mas não menos encantadoras.
Jantámos por ali num restaurante que foi um barrete. Às vezes o Trip Advisor pode ter coisas destas :).
Na manhã seguinte foi levantar cedinho e correr para as bilheteiras da  Mesquita Catedral para tentar safar-me a filas loucas. Quando cheguei, as bilheteiras ainda não tinham aberto, mas já havia uma fila de espera.
E aqui vos deixo mais uma aprendizagem: NÃO VALE A PENA CHEGAR MAIS CEDO. Estive uma boa meia hora ou mais na fila, quando está a chegar a minha vez abre a caixa do lado - que faz aquela cena estúpida de deixar passar por ordem em vez de manter fila única - e  abriu também a caixa automática de compra de bilhetes e por volta das 11h já não havia fila para coisa nenhuma. GRRRrrrrrr...
Com os bilhetes na mão fui tomar o pequeno almoço perto da entrada e tenho daqueles momentos bem bonitos e iluminados da malta da restauração que é "pequeno almoço - sumo, sandes e café 3,70€" e eu peço isto mesmo mas digo que não quero café, "ah então são 4,5€, porque assim já não é a promoção de pequeno almoço". Mandei vir o café que ficou abandonado em cima da mesa. A sério?
Adiante, a Mesquita Catedral é obrigatória. Linda linda!
É aqui que constato que, não obstante a minha falta de religiosidade e vontade rara de conhecer templos e monumentos religiosos, os muçulmanos têm uma estética que me agrada muito mais que os católicos. É verdade! Nos católicos é tudo tão pesado, ostensivo, sofrido que não sei quem acha que ir a uma igreja dá paz de espírito porque nada naquelas imagens são de paz e alegria. Já o que conheço muçulmano é tudo amplo, limpo, leve, arejado, artístico.
Depois desta visita pouco tempo sobrava para conhecer mais da cidade e só deu tempo de caminhar para o hotel pela zona de comércio e fica já aqui a recomendação para visitarem a loja Scalpers - os meninos entretêm-se a ver roupa e as meninas foquem-se no empregado, não tirem de lá os olhos...vale muito a pena :) :).


As ruas espanholas têm concorrência à nossa calçada, também bonita também imprópria para saltos.


Ruas de Córdoba



Bairro Judería





 A fila para comprar as entradas e que desaparece pouco depois de abrirem todas as bilheteiras.









Calleja de las Flores

Sem comentários:

Enviar um comentário