28.5.18

Lago de Como

Do nosso alojamento em Milão, tomámos o pequeno almoço e fomos de metro até à estação de Cadorna para apanhar o combóio para Como, saindo da estação de Como Nord Lago.
A viagem demora cerca de 2h e chegando à estação, o cais para apanhar o barco fica a uns metros de distância.
Optei por ficar alojada em Bellagio porque li que é a vila mais turística do Lago. Entendi "turístico" no sentido positivo, como sendo a vila com mais opções de visita e mais movimento.
Então de Como apanhámos o barco para Bellagio.
E aqui seria a mudança que eu poderia ter feito no meu plano. Paneei inicialmente Milão - Como - Bellagio, quando poderia ter sido Milão - Varenna - Bellagio, porque na realidade Varenna é mais próximo de Belalgio e foi daí que depois partimos para as Cinque Terre.
O barco de Como para Bellagio, demora duas horas. Por um lado, o passeio pelo lago é feito, mas, por outro lado, se quiserem chegar a Bellagio mais depressa, ter ido de Comboio para Varenna teria sido mais simples e barato.
Bom, as 2h de barco fazem-se bem, o passeio dá logo uma perspectiva das lindas vistas da zona. Estava frio, mas não muito nebulado e por isso valeu a pena.
Em Bellagio saem milhões de pessoas, é sem dúvida o ponto alto do lago.
O alojamento é super central e rapidamente deixamos a mala e voltamos para a zona do lago para desfrutar do sol e comer uma bela pasta! Boa relação qualidade/preço.
O conceito La Dolce Vita começa a entranhar ...

O resto da tarde é passado a perdermos-nos pelos becos e ruelas de Bellagio. A vila é pequena, vê-se rapidamente, mas aproveitámos para caminhar nas calmas, ver os magotes de turistas a chegar e depois a ir embora ao final do dia.

É quando saímos novamente para jantar que percebemos que Bellagio é uma cidade fantasma e dificilmente se vê vivalma. Está quase tudo fechado e vê-se que os restaurantes abertos são a resposta desesperada aos turistas que passam a noite aqui.
Estamos em março e à porta do início da época alta que começa em meados de abril / maio.
As temperaturas são frias - amanhece com 3º e atinge o máximo de 11º-13º. As montanhas ainda têm neve no cume, o verde ainda é castanho, há uma neblina ténue no ar.
No dia seguinte, apanhamos um novo barco e fazemos o passeio pelas vilas mais importantes.
Começamos em Tremezzina, onde visitamos a Villa Carlotta. São 10 € de entrada. Não é que eu ache que vale a pena, mas no contexto de visitas às vilas, sempre é uma visita diferente num ambiente mais museológico.  Passeamos ainda pelo jardim botânico, bem catita e que permite boas caminhadas para quem é fã da modalidade.
Ainda damos uma caminhada por Tremezzo que está muito vazio, às moscas mesmo. Não é tão bonito como Bellagio e por isso não perdemos muito tempo aqui.
Voltamos ao barco e seguimos para Varenna. No caminho, observamos Mennagio que tem muito bom ar, mas acabamos por não desembarcar lá. (mais por preguiça).
Varenna é um pouco diferente do Bellagio, mas também bem gira. Ruelas isoladas (ou porque é época baixa) um estilo muito medieval e mediterrânico, tudo são recantos fotográficos.
É em Varenna que faço a única compra de toda a viagem, uma mala em pele, lindona!
Almoçamos com vista mar e montanha.
O  Dolce Fare Niente já nos conquistou.
No regresso já em Bellagio, fizémos uma caminhada à beira do lago para um pôr-do-sol digno de ser fotografado para um fundo de powerpoint com música de piano e frases com lições de vida profundómelancólicas. Com sorte, uma lágrima cai.

Na verdade não tenho um roteiro para recomendar no Lago Como.
Basicamente é apanhar o barco e sair e entrar e cada vila e vaguear pelas ruas.
São todas lindas, todas instagramáveis :)

Coisas práticas:
- Bellagio é a cidade mais turística para ficar, alternativamente, podem ficar em Como - uma cidade maior, e podem fazer um passeio de um dia pelas restantes vilas mais relevantes (dá à vontade). Ou então escolher um hotel melhor em Tremezzo ou Varena.
Nós ficamos num apartamento com todas as comodidades. Não usámos a cozinha, mas...eu também não encontrei um supermercado em Bellagio onde nos pudéssemos abastecer.

- De Bellagio, comprámos um bilhete diário de barco para ir para as outras vilas, existem preços diferentes, com acesso a rotas com mais, ou menos, vilas incluídas. Nós optamos pelo Centro Lac que custa € 15.


































Sem comentários:

Enviar um comentário